Releitura de Contos Arthurianos: desenvolvimento de um livro com ilustrações com foque em uma narrativa clara e moderna

Autores

  • Samoel Henrique Ramos Faculdades Integradas de Bauru
  • Sindy de Oliveira Marques Faculdades Integradas de Bauru
  • Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro
  • Bianca Caseiro Antonelli

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.680

Palavras-chave:

Rei Arthur; Narrativa; Ilustrações; Releitura; Design editorial.

Resumo

A narrativa do Rei Arthur tem se perdido cada vez mais no tempo, de forma que os contos e a cultura imbuída neles têm se tornado obsoletas. Utilizando do crescimento da popularidade de histórias em quadrinhos, pela rápida e fácil compreensão da narrativa devido as ilustrações, a proposta desenvolvida tem como benefício a facilidade e agilidade na leitura do livro, de forma a não se tornar prolixa e confusa. O objetivo deste projeto consiste em desenvolver um conto de uma figura histórica famosa, o Rei Arthur, de forma dinâmica para um público atual e mais exigente, por meio da releitura das histórias do rei Arthur para criação de um livro de linguagem sincrética, com o argumento de despertar o interesse pela leitura, foram implementadas ilustrações para descreverem as cenas, cenários e personagens, de forma que o texto não seja composto por descrições exageradas.

Biografia do Autor

Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro

É docente na FIB/Bauru, foi Coordenadora de Design de Moda, da USC/Bauru-SP. É Doutora pela FEC/UNICAMP (Arquitetura e Construção), possui mestrado pela UNESP - Design (Planejamento de produto, 2007). Foi coordenadora, construtora e organizadora da pós lato-sensu de Meios em Design de Superfície e Imagem e Moda - USC. Foi Revisora do Enade de 2015 e elaboradora do Enade 2018. Pertence ao grupo de pesquisa LaFormA - Laboratório de estudos da Forma Arquitetônica ? UNICAMP. Trabalhou como professora substituta em Engenharia Civil, Arquitetura, Design, Design de Moda e Matemática. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Formas de criação por meio da Gestalt e da Semiótica, Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Design de Moda, Programação Visual em Geral, Meios de Expressão e Desenho Técnico, Identidade Visual, Design de Superfície e Linguagem Arquitetônica. Faz parte do Comitê Científico do Periódico Educação Gráfica, fez parte do Comitê Científico do Décimo Terceiro Colóquio de Moda e Oitavo Congresso Internacional de Moda. Também possui vários trabalhos técnicos na área de representação gráfica, design de interiores e produto (utilidades domésticas, vestimentas, acessórios, objetos decorativos, embalagens, revistas e livros). Fez parte da organização do Ndesign 2018 e do Jovens Designers (Bauru), 2018.

Bianca Caseiro Antonelli

Professora Mestra em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - atua como professora da Faculdades Integradas de Bauru (FIB)

Referências

ANDRADE, J. P. Z. O Papel da Ilustração no Livro-Ilustrado: Uma Discussão sobre Auto-

nomia da Imagem. Anais do SILEL. Volume 3, número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

ARAUJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2. ed. Rio de Janei-

ro: Lexikon Editora, 2019. 632 p.

ATAÍDE, V. de P. A narrativa de ficção. 3.ed. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1974.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo, Cultrix; Brasília, INL, 1977.

BAXTER, M. (2000). Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos

(2a). Blucher.

BLOCK, B.A. A narrativa visual: Criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias

digitais. 2a Edição. São Paulo: Elsevier, 2010.

BUCHWEITZ, Augusto. HÁBITO de leitura estimula o cérebro e promove benefícios para

a saúde mental. PUCRS. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura/.

Acesso em: 9 jun. 2023.

CHAPMAN, B. et al. The Art of Brave. São Francisco, California: Chronicle Books (Ca),

COSTA, H. Estética e semiótica aplicada ao design. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2021.

E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 29 nov. 2023.

DINIZ, Luciana Nemer; CANTREVA, Philipe Lopes; AMARAL, Carolline. Ainda usa-

mos carvão! Revista Geometria Gráfica, Recife, Pe, v. 3, n. 1, p. 117-133, jun. 2019. Se-

mestral. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/geometriagrafica/article/

view/241309/32242. Acesso em: 20 jun. 2023.

FILLMANN, M. C. F. Inovação no processo de projeto do design de livro impresso: insumos

pelo design estratégico. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos,

Programa de Pós-Graduação em Design, 2013.

FUKS, J. A situação da narrativa contemporânea hoje Entrevista com Julián Fuks. [Entre-

vista concedida a] Felício Laurindo Dias. Soletras, Rio de Janeiro, n. 36, p. 273-285, jul.

dez. 2018.

HASLAM, A. O livro e o designer II – Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições

Rosari, 2007.

KRUG, F. S. A Importância da leitura na formação do leitor. REI - Revista de Educação

do IDEAU, v. 10, n. 22, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/

wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6d6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 3 jun. 2023.

LÜDER, R. M. Malhas Tipográficas (Grid Systems). 2005. 35 f. Monografia (Especializa-

ção) - Curso de Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.

MALORY, T. A morte de Arthur: rei arthur e os cavaleiros da távola redonda. Tradução

Maria Helena Rouanet. 2. ed. Rio de Janeiro, Rj: Nova Fronteira Participações S.A, 2021.

MONMOUTH, G. A história dos reis da Bretanha. 1a Edição. Belo Horizonte: Barbudânia,

NAKATA, Milton Koji; SILVA, José Carlos Plácido da. Desenho para design: uma contri-

buição do desenho de observação na formação dos designers. Bauru, Sp: Canal6, 2011.

NÊNIO. History of the Britons: história brittonum. Tradução Giles J. A. Cambrigde, Onta-

rio: Createspace Independent Publishing Platform, 2018.

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher,

PETTER, M. Linguagem, língua, lingüística. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Lingüís-

tica: 1. Objetos teóricos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 11-24.

PULS, Mauricios. Cor ou preto e branco? Razões de uma escolha. Revista Zum, 2016. Dis-

ponível em: <https://revistazum.com.br/radar/cor-ou-pb/>. Acesso em: 25 jun. 2023.

PYLE, H. Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda: edição comentada e ilustrada. Rio

de Janeiro: Clássicos Zahar, 2013.

RAMIRES, P. G.; GONÇALVES, R. B.; CARVALHO, R. A. de. Análise documentária de

literatura ficcional (1978-2020): categorização de documentos e identificação de técnicas e

critérios a partir de uma revisão sistemática realizada na base de dados em ciência da in-

formação (BRAPCI) e na base library & information science abstracts (LISA). Encontros

Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 27, p. 1–41, 2022.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/84748. Acesso em: 3

jun. 2023.

REIS, D. C. C. A literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico.

Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino do 1.o e 2.o Ciclo do Ensino Básico) -

Universidade do Minho, Braga, 2013. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.

net/1822/28997. Acesso em: 3 jun. 2023.

SAARTI, J. Consistency of subject indexing of novels by public library professionals and pa-

trons. Journal of documentation, v. 58, n. 1, p. 49-65, 2002. Disponível em: https://www.

emerald.com/insight/cotent/doi/10.1108/00220410210425403/full/html. Acesso em: 3

jun. 2023.

SILVA, O. F. A leitura como resistência. Itinerários: Revista de Literatura, n. 10, 1996. Dis-

ponível em: http://hdl.handle.net/11449/107029.

SOUZA, L. K. S. M. A linguagem utilizada nos livros infanto-juvenis e sua contribuição

para o estreitamento da relação entre leitor e literatura. 2019. 12 f. Monografia (Especiali-

zação) - Curso de Licenciatura em Letras, Uems, Porto de Galinhas, Pernambuco, 2019.

SOUZA, D. S; LIMA, V. R. As partes de um livro. 2007.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de

gestão de marca. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

WILLIAMS, R. Design para que não é designer: noções básicas de planejamento visual. GILLON, Laura Karin (trad.). São Paulo: Callis, 1995.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Ramos, S. H., Marques, S. de O., Castro, J. A. G. F. de, & Antonelli, B. C. (2024). Releitura de Contos Arthurianos: desenvolvimento de um livro com ilustrações com foque em uma narrativa clara e moderna. Revista Multiplicidade, 12. https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.680