Sobre a Revista

A Revista VÉRTICEFIB é um periódico científico, de fluxo contínuo, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Bauru – FIB.  Tem como objetivo constituir um lugar de reflexão e interlocução de temas relacionados a diversos campos disciplinares que dialogam com a Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil enquanto ciência e profissão nas suas várias interfaces com os demais saberes, estabelecendo um diálogo crítico e transformador. Almeja, ainda, contribuir para o estreitamento das discussões e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. 

O periódico recebe submissões de artigos em Português, Espanhol e Inglês, em processo gerenciado através do Sistema Eletrônico da Revista. Os artigos são avaliados por pares, segundo processo duplo-cego entre os membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc no que diz respeito ao seu conteúdo, relevância, qualidade e contribuição dentro dos quatro eixos de abordagem propostos pela Revista. A revista também publica trabalhos convidados por sua excelência acadêmica e/ou relevância profissional.  

A Revista VÉRTICEFIB é uma publicação acadêmica, sem caráter lucrativo ou comercial. Tanto o serviço de publicação quanto o acesso ao conteúdo publicado são gratuitos. A revista não é remunerada pelos serviços que fornece, nem remunera seus colaboradores.   

EIXOS DE ABORDAGEM 

As edições da Revista VÉRTICEFIB compõem-se de quatro eixos de abordagem: 

  • ENSAIO- Apresentação e reflexão sobre Metodologias e Métodos de ensino em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.  
  • PESQUISA - Apresentação de resultados de pesquisas científicas [Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Livre Docência]. 
  • PRÁTICAS- Apresentação e reflexão sobre projeto arquitetônico, urbano, paisagístico, de engenharia, de cunho cultural e projetos de extensão.  
  • ENTREVISTAS– Pesquisadores ou profissionais convidados pelo Comitê Editorial, com notório saber sobre as áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.