Os Direitos Humanos: percurso histórico

Autores

  • Dilson Brito da Rocha FIB Bauru

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Mudanças, Conscientização, Contextos educacionais

Resumo

A Educação em Direitos Humanos parte do princípio de que todas as pessoas têm direito à educação, trabalho, moradia, família, alimentação, meio ambiente sadio, religião, orientação sexual e o direito à vida, sendo este último o pórtico para os outros direitos. Logo, são direitos fundamentais, constantes e universais. Isso reclama um trabalho insaciável e que vale não apenas para uma realidade peculiar, mas para qualquer parte do mundo. Ela é uma instigação para que haja mudanças de realidades, mentalidades, hábitos, costumes, atitudes e comportamentos. É um labor de conscientização nos valores. Envolvem, de maneira muito forte, contextos educacionais: escolas, universidades, institutos de educação, instituições religiosas etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J. A. L Os direitos humanos na Pós-Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CADERNOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília, 2003.

COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2004.

DAHER, M. O projeto da rede de observatórios de direitos humanos. In: SCHILLING, Flávia (Org.). Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005. p. 209-220.

MORAIS, J. L. B. As crises do Estado e da Constituição e a transformação espacial dos Direitos Humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-18