Economia Criativa na Rede: O Youtuber como Novo Modelo de Negócio

Autores

  • Aline Lisboa FAAC - Unesp Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v11i.580

Palavras-chave:

Economia criativa; Marcas; Modelos de negócios; Youtubers

Resumo

O objetivo do trabalho visa compreender de que forma os youtubers se enquadram em novos modelos de negócio na rede, tendo como foco a análise do canal Whindersson Nunes e a relação que este possui com marcas investidoras. Emprega-se o método da análise de conteúdo (Bardin,1988), em que estabelecemos a criação de categorias, tais como: uso de merchandising editorial no canal; marcas associadas ao youtuber em campanhas publicitárias e índice de influência do youtuber sobre audiência do canal. Em nossos principais resultados, encontramos, quantitativamente, índices expressivos do poder de influência de Whindersson sobre a audiência em seu canal, sobretudo por examinarmos dados relativos ao capital social, como visualizações, curtidas e comentários.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Lisboa, A. (2022). Economia Criativa na Rede: O Youtuber como Novo Modelo de Negócio. Revista Multiplicidade, 11. https://doi.org/10.59237/multipli.v11i.580