Marketing e Gamificação: estratégias para engajamento, cocriação e personalização

Autores

  • Matheus Prandine UNESP - Bauru
  • Marcos Americo UNESP - Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v13i.671

Palavras-chave:

gamificação, marketing, engajamento, cocriação, personalização

Resumo

O sucesso nas eras marketing 4.0 e 5.0 requer das gestões uma visão que inclua o objetivo de obter o engajamento dos públicos. A gamificação, entendida como a aplicação de elementos encontrados em jogos em atividades produtivas na realidade, possibilita alcançar esse objetivo foco e outros secundários, como emprego de estratégias de cocriação e personalização, além da obtenção de dados e informações para basear as estratégias de marketing. Este trabalho visa demonstrar como a gamificação, ao promover o engajamento, a cocriação e a personalização, pode ser uma estratégia aliada ao marketing para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos. A elaboração se deu por uma revisão de literatura a partir de livros e artigos encontrados a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES e de obras de autores renomados na área da gamificação. Os resultados mostram que a gamificação vem crescendo na sua utilização e em tamanho de mercado, sendo assim uma estratégia promissora para o emprego de estratégias de marketing que estejam alinhadas com as necessidades mercadológicas atuais.

Biografia do Autor

Matheus Prandine, UNESP - Bauru

Graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente sou mestrando no Programa de Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Unesp Bauru, pesquisando sobre gamificação.  Ex-membro da Diretoria de Cultura Voluntária do Centro de Voluntariado Universitário. Atua em pesquisas nas área de marketing, imagem, reputação, gamificação, pesquisa de marketing e pesquisa de opinião.

Marcos Americo, UNESP - Bauru

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em: Mídia e Tecnologia (Curso de Doutorado) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016 a 2021). Docente do do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Pós- Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino"; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor visitante na Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e na Facultad de Ciencia Politica y Relaciones Internacionales da Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Docente do Másterl en Comunicación de la UNEMI - Universidad Estatal de Millagro, Ecuador. É lider do Grupo de Pesquisa "AUDIOVISULIDADES". Tem experiência nas áreas de Mídia e Tecnologia, com ênfase em Produção e Criação Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia e Tecnologia, Rádio e Televisão, Ecologia dos Meios, Criação Audiovisual, Produção Audiovisual, Ensino do Audiovisual. 

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Prandine, M., & Americo, M. (2024). Marketing e Gamificação: estratégias para engajamento, cocriação e personalização. Revista Multiplicidade, 13. https://doi.org/10.59237/multipli.v13i.671

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