Marketing e Gamificação: estratégias para engajamento, cocriação e personalização
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v13i.671Palavras-chave:
gamificação, marketing, engajamento, cocriação, personalizaçãoResumo
O sucesso nas eras marketing 4.0 e 5.0 requer das gestões uma visão que inclua o objetivo de obter o engajamento dos públicos. A gamificação, entendida como a aplicação de elementos encontrados em jogos em atividades produtivas na realidade, possibilita alcançar esse objetivo foco e outros secundários, como emprego de estratégias de cocriação e personalização, além da obtenção de dados e informações para basear as estratégias de marketing. Este trabalho visa demonstrar como a gamificação, ao promover o engajamento, a cocriação e a personalização, pode ser uma estratégia aliada ao marketing para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos. A elaboração se deu por uma revisão de literatura a partir de livros e artigos encontrados a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES e de obras de autores renomados na área da gamificação. Os resultados mostram que a gamificação vem crescendo na sua utilização e em tamanho de mercado, sendo assim uma estratégia promissora para o emprego de estratégias de marketing que estejam alinhadas com as necessidades mercadológicas atuais.
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