Multiverse Outpost: espaço de imersão e diversão

Autores

  • Beatriz Máira Geraldo de Oliveira FiB
  • Antonio Edevaldo Pampana FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/vertifib.vi2.549

Palavras-chave:

Nerd, Geek, Jogo, Experiência, Lazer

Resumo

A necessidade do lazer originou-se na sociedade industrial e atualmente tornou-se direito. Para elaborar um projeto relacionado a lazer, foi necessário compreender o usuário, pois as experiências multissensoriais são relativas conforme a idade ou deficiência dos órgãos sensoriais. Então, o usuário escolhido foi o nerd/geek, que até a década de 80 e 90 eram termos utilizados de forma pejorativa e com o passar do tempo tornaram-se legais. O mercado começou a crescer e os jogos se tornaram populares, sendo alvos de investimentos e estudos sobre seus benefícios, na educação e saúde, e não somente no lazer e diversão. Visto isso, o objetivo foi elaborar um projeto arquitetônico nerd/geek, conciliando a imersividade através de experiências multissensoriais, estimulando a interação, e assim oferecendo atividades que tragam diversão, e benefícios para a saúde e educação. Para a realização do projeto, foram feitas pesquisas bibliografias através de livros e artigos que ressaltam a importância do referido, e através de sites e blogs a busca de informações sobre os grupos nerds/geeks. Espera-se deste trabalho a promoção do respeito, inclusão e desvinculação de preconceitos arraigados na sociedade. Como também, facilitar o acesso de pessoas de baixa renda a equipamentos profissionais.

Downloads

Publicado

2022-12-28