Arquitetura e Ciências Sociais em Diálogo nos Estudos Urbanos: Notas de investigação em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.59237/vertifib.v4i.829Keywords:
Estudos urbanos, habitação, ciências sociais, Interdisciplinariedade, epistemologiaAbstract
Este contributo visa ser uma reflexão retrospetiva e epistemológica sobre o trabalho em investigações multidisciplinares em Estudos Urbanos, no específico, no cruzamento das competências de base da arquitetura com as adquiridas das ciências sociais.
Tendo como pano de fundo a investigação doutoral, o objeto de estudo apresentado é o tópico da habitação, que é per se um tema complexo e multidisciplinar, e um campo perfeito para testar a utilidade da integração de disciplinas em pesquisas multidisciplinares em Estudos Urbanos.
Desenvolvendo uma abordagem integrada e holística, que vá além das barreiras das disciplinas, apresentamos alguns resultados da pesquisa que vertem sobre a aplicação de métodos e ferramentas das ciências sociais, encontrando pontes e diálogos entre arquitetura e antropologia urbana, através de uma aproximação etnográfica no método do estudo de caso.
O contributo pretende demostrar como o diálogo com outras disciplinas permite o desenvolvimento de um conhecimento mais amplo e sensível aos outros olhares, a fim de ter uma arquitetura mais socialmente informada, engajada e sensível, que responda mais diretamente às necessidades das pessoas.