A (IN) constitucionalidade do Juiz das Garantias

Autores

  • Aline Stefane Batista de Toledo FIB Bauru
  • Camilo Stangherlim Ferraresi FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/jurisfib.v12i12.527

Palavras-chave:

Juiz de garantia, Imparcialidade do juiz

Resumo

Com as mudanças promovidas pela Lei nº 13.964/2019, conhecida como Lei Anticrime, que reformula nosso Código de Processo Penal, traz uma inovação: a figura do juiz das garantias, que apesar de presente em diversos países, é instituto inédito em nosso ordenamento jurídico. O tema é alvo de avanços e algumas controvérsias que causam grandes discussões doutrinárias. Dessa forma, será feito, um estudo sobre os sistemas processuais, em especial o adotado em nosso país, o acusatório partindo-se, para uma análise das características, benefícios, eficácia e viabilidade desse novo institut

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Stefane Batista de Toledo, FIB Bauru

Graduanda do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru.

Camilo Stangherlim Ferraresi, FIB Bauru

Doutor em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (São Leopoldo - RS), Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino (Bauru - SP). Advogado, Professor e Coordenador do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)

Referências

JARDIM, Afrânio Silva. Sistema processual acusatório, imparcialidade dos juízes e estado de direito. Jornal GGN. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/noticia/sistema-processual-acusatorio-imparcialidade-dos-juizes-e-estado-de-direito-reflexoes-por-afranio-silva-jardim> Acesso em: 15/11/2020.

LOPES JR., Aury. A IMPRESCINDIBILIDADE DO JUIZ DAS GARANTIAS PARA UMA JURISDIÇÃO PENAL IMPARCIAL: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA. In Revista eletrônica Duc In Altum Cadernos de Direito, set-dez de 2016. Disponível em: < https://faculdadedamas.edu.br/revistafd/index.php/cihjur/article/view/397/381>. Acesso em 23 de março de 2020.

OEA. Convenção Européia de Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.oas.org/es/cidh/expresion/showarticle.asp?artID=536&lID=4> Acesso em 10 de agosto de 2020.

PORTUGAL. Código de Processo Penal. Disponível em <http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mostra_articulado.php?ficha=1&artigo_id=&nid =199&pagina=1&tabela=leis&nversao=>. Acesso em 05 de setembro de 2020.

SCHREIBER, Simone. Em defesa da constitucionalidade do juiz de garantias. In conjur. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2020-abr-25/simone-schreiber-defesa-constitucionalidade-juiz-garantias> Acesso em: 28 de novembro de 2020.

SHÜNEMANN, Bernd. O Juiz como um Terceiro Manipulado no Processo Penal. Disponível em: http://www.revistaliberdades.org.br/site/outrasEdicoes/outrasEdicoesExibir.php?rcon_id=140 Acesso em 23 de março de 2020.

STRECK, Lenio Luiz. Juiz das garantias: do neoconstitucionalismo ao neo-inconstitucionalismo. In Conjur. Disponivel em: <https://www.conjur.com.br/2020-jan-02/senso-incomum-juiz-garantias-chegamos-neo-inconstitucionalismo> Acesso em 27 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-18