O Direito à Educação das relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59237/jurisfib.v13i13.609

Palavras-chave:

Educação; sociedade brasileira; multicultural; riqueza étnica; segregação.

Resumo

Neste estudo temos o objetivo de examinar questões atinentes à educação das relações étnico-raciais como um direito garantido. A formação da sociedade brasileira é multicultural, isto é, há uma miscigenação de culturas, cores diversas de pele, costumes, hábitos, crenças, diversidade biológica e cultural etc. Tais diferenças deveriam facilitar a questão da riqueza étnica e não a segregação. O pluralismo cultural existente no Brasil é algo que vem somar e não dificultar a identidade deste povo. Deste modo, o que conhecemos por Brasil é uma miscigenação de índios, europeus, negros, asiáticos, e consequentemente uma mistura de línguas, religiões, hábitos, que às vezes são bem diferentes, a depender da região geográfica em que um grupo estiver mais presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilson Brito da Rocha, FIB Bauru

Mestre em Filosofia pela UNESP/Marília; Mestre em Teologia pela PUG/Roma, Itália; Docente na FIB - Faculdades Integradas de Bauru.

Referências

BOTH, S. J. Racismo e discriminação no meio de todos nós. Porto alegre, 2006.

GUMARÃES, A. S. A. Como trabalhar com “raça” em sociologia. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 1, p. 93-107, 2003.

HERINGER, R. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas pública. Scielo Brasil. Cadernos de Saúde pública. Rio de Janeiro, vol. 18, p. 57-65, 2002.

MATTOSO, K. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2ª ed. 1988.

ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Brasília, 2006.

Downloads

Publicado

2023-04-08