Percepções sociais acerca do desenvolvimento nanotecnológico e as questões de Direitos Fundamentais

Autores

  • Patrícia Santos Martins

DOI:

https://doi.org/10.59237/jurisfib.v13i13.617

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais e nanotecnologias; Desenvolvimento nanotecnológico e proteção de direitos; Direitos Humanos e Fundamentais; Direito do Consumidor e nanotecnologias.

Resumo

No âmbito da pesquisa para a tese de doutorado em Direito envolvendo aspectos regulatórios e nanotecnologias, foi realizada pesquisa empírica com o objetivo de analisar como as transformações nanotecnologicas, a compreensão social sobre conceitos e a relação possível entre desenvolvimento nanotecnológico e determinados princípios jurídicos. Neste sentido o presente artigo busca trazer à luz, alguns dados obtidos e refletir sobre a necessidade de expansão das informações mais básicas, sobre direitos fundamentais e do consumidor. A ausência de informações sobre direitos assegurados e sobre o estado da arte em nanotecnologias compromete de forma significativa o exercício da liberdade de escolha (com relação ao consumo) e proteção a direitos fundamentais como a saúde e meio ambiente. Com escopo fundamental teórico no artigo 5º inciso XXXII da Constituição Federal e na Lei nº 8.078 de 1990 os dados serão mencionados a fim de corroborar com reflexões principiológicas constitucionais, a partir da metodologia fenomenológica construtivista e técnica metodológica de revisão e compilação de dados. Como base teórica se utiliza o autor Benoit Frydman e seus ensinos em Breve Manual Prático de Direito Global e O Fim do Estado de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Santos Martins

Doutora em Direito pela UNISINOS/RS; Professora do Curso de Graduação em Direito na ULBRA/Torres/RS. Pesquisadora em Regulação e Nanotecnologias no Grupo de Pesquisa JUSNANO/Unisinos. Advogada.

Referências

MARTINS, Patricia Santos. As nanotecnologias e as Normas ISO: estruturando a governança regulatória por normas técnicas. Disponível em: < http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10094 > Acesso em: 08 fev. de 2023.

STATNANO. Nanotecnology products database: introduction. Sweden, 2020. Disponível em: https://product.statnano.com/. Acesso em: 08 fev. 2023.

BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos caminhos para uma nova realidade. Tradução Maria Luíza X.de A.Borges; revisão técnica Maria Cláudia Coelho. 1 Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

SCHWAB, Klaus; DAVIS, Nicholas. Aplicando a quarta revolução industrial. Tradução: Daniel Moreira Miranda. São Paulo: EDIPRO, 2018.

ENGELMANN, Wilson. Nanotecnologias e direitos humanos. Cadernos de Dereito Actual, [S. l.], n. 9, p. 441-487, 2018. Disponível em: http://www.cadernosdedereito actual.es/ojs/index.php/cadernos/article/view/325/201. Acesso em: 17 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-08