Comunicação, alteridade e ecossistema digital: análise de conteúdo e conversações sobre Fórmula 1 no Twitter

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva PUC-Campinas
  • Bianca de Carvalho Velloso PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v11i.532

Palavras-chave:

Comunicação; Esportes; Paixão; Twitter; Conversação.

Resumo

Ancorados em um arcabouço teórico que abrange estudos  da comunicação e das redes sociais digitais, este artigo objetiva investigar, por meio da análise de  conteúdo, postagens discursivas no Twitter de comunidades e/ou perfis de torcedores e entusiastas de automobilismo, com ênfase em fãs de Fórmula 1, considerando  conversações sobre resultados e desempenho de equipes e interações acerca do tema “Fórmula 1”. Inferimos que essas interatividades se configuram em um cenário de polêmica, uma vez que os usuários são motivados pela paixão esportiva e, muitas vezes, perdem a noção da convivência, da tolerância e do respeito à face do outro.

Biografia do Autor

Bianca de Carvalho Velloso, PUC-Campinas

Graduanda da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, bolsista de Iniciação Científica pela Fapic/Reitoria. E-mail: bianca.cv@puccampinas.edu.br

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Pereira da Silva, M., & de Carvalho Velloso, B. (2022). Comunicação, alteridade e ecossistema digital: análise de conteúdo e conversações sobre Fórmula 1 no Twitter. Revista Multiplicidade, 11. https://doi.org/10.59237/multipli.v11i.532