Estratégias de Aprendizado Tangencial aplicadas em um jogo de Modelagem 3D para Animação

Autores

  • Nicholas Bruggner Grassi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denis Marcelino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.660

Palavras-chave:

Modelagem 3D, Aprendizagem Tangencial, Modelagem para Animação, Jogo Digital

Resumo

Este trabalho consistiu em desenvolver um protótipo de jogo para computador com intuito de facilitar o aprendizado sobre práticas corretas de modelagem 3D para Animação. A abordagem do aprendizado tangencial foi utilizada, já que ela consiste em ensinar como consequência de uma experiência divertida, impulsionando o jogador a buscar além do material contido no jogo. No caso do projeto, utilizou-se fontes de ensino sobre modelagem 3D para animação para a elaboração das fases, levando dois momentos ao jogador: aprender para a resolução da fase, e um modo desafio da mesma fase. Dentre os motores de jogos disponíveis no mercado, foi escolhido a Unity devido a uma afinidade pessoal com o método de desenvolvimento de jogos que a própria apresenta. O resultado foi uma das três fases em uma versão reduzida explicando conceitos chave de modelagem 3D para animação, possuindo apenas o modo aprendizado. Futuramente, após finalizar a implementação do modo desafio, serão realizados testes com um número arbitrário de jogadores para avaliar a diversão e o ensino tangencial percebidos por diferentes perfis. A métrica utilizada para avaliar o aspecto divertido de cada fase será a disposição espontânea e voluntária do jogador em tentar concluir o desafio ao menos uma vez em cada fase.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Bruggner Grassi, N., & Marcelino, D. . (2023). Estratégias de Aprendizado Tangencial aplicadas em um jogo de Modelagem 3D para Animação. Revista Multiplicidade, 12. https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.660

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