Sparkle: animação criada para alusão de animais de estimação na depressão

Autores

  • Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro FIB
  • Mariana Nascimento Filippini FIB Bauru
  • Nicholas Bruggner Grassi

Palavras-chave:

Depressão, Animação 2D, Design de Personagem;, Terapia Assistida por Animais

Resumo

A intenção deste trabalho foi desenvolver uma animação que tratasse de forma lúdica sobre a participação e contribuição dos animais domésticos com a vida de quem sofre de depressão, e sobre como essa relação pode ser benéfica para reduzir os sintomas dessa doença. Dessa forma, buscou-se despertar o interesse do público infanto-juvenil pela proposta, utilizando os conceitos do Aprendizado Tangencial, fazendo assim uma alusão ao tema defendido dentro da animação. Foram criados personagens carismáticos e cenários representativos para o tema, usando de uma narrativa silenciosa e fantástica para conseguir alcançar diferentes tipos de públicos, sem que houvesse a limitação da língua e das regiões do Brasil e do mundo. Possuindo assim um caráter universal, entendendo a animação como uma forma de comunicação e de entretenimento.

Biografia do Autor

Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro, FIB

É docente na FIB/Bauru, foi Coordenadora de Design de Moda, da USC/Bauru-SP. É Doutora pela FEC/UNICAMP (Arquitetura e Construção), possui mestrado pela UNESP - Design (Planejamento de produto, 2007). Foi coordenadora, construtora e organizadora da pós lato-sensu de Meios em Design de Superfície e Imagem e Moda - USC. Foi Revisora do Enade de 2015 e elaboradora do Enade 2018. Pertence ao grupo de pesquisa LaFormA - Laboratório de estudos da Forma Arquitetônica – UNICAMP. Trabalhou como professora substituta em Engenharia Civil, Arquitetura, Design, Design de Moda e Matemática. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Formas de criação por meio da Gestalt e da Semiótica, Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Design de Moda, Programação Visual em Geral, Meios de Expressão e Desenho Técnico, Identidade Visual, Design de Superfície e Linguagem Arquitetônica. Faz parte do Comitê Científico do Periódico Educação Gráfica, fez parte do Comitê Científico do Décimo Terceiro Colóquio de Moda e Oitavo Congresso Internacional de Moda. Também possui vários trabalhos técnicos na área de representação gráfica, design de interiores e produto (utilidades domésticas, vestimentas, acessórios, objetos decorativos, embalagens, revistas e livros). Fez parte da organização do Ndesign 2018 e do Jovens Designers (Bauru), 2018.

Referências

ADNET, E. Pets - Animais de Estimação aliviam a Depressão e o Estresse - Dr Eduardo Adnet Psiquiatra RJ. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eYHCnruoXK8&list=WL&index=129> Acesso em: maio, 2022.

ANDRADE, R.C. et al. Utilização de animais como coterapeutas na redução de estresse e nos tratamentos de transtornos mentais e emocionais do ser humano. Ensaios e Ciência. Mato Grosso, v.24, n.5, 2020, p.527-534. Disponível em: <https://ensaioseciencia.pgsskroton.com.br/article/view/8512>

COISA DE PET. Setembro Amarelo: como os bichos de estimação ajudam no tratamento da depressão. Pernambuco, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AfvT0lc7ydI&list=WL&index=127> Acesso em: maio, 2022.

COSTA, M.C.C. et al. Uso de animais como alternativa no tratamento paliativo: uma revisão de literatura. Revista Fluminense de Odontologia. Rio de Janeiro, ANO XXVIII, n.56, dezembro, 2021, p.2-5. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ijosd/article/view/44298>

EFRISIO, G.T. O papel do psicólogo no tratamento da depressão e ansiedade. Revista APAS BAURU. Bauru. ANO XIV, n.43, junho 2020, p.6.

FREIRE, R.E.B. PROCESSO DE PRÉ-PRODUÇÃO DE ARTE PARA SÉRIE DE ANIMAÇÃO 2D UTILIZANDO A TÉCNICA CUTOUT. 2018. 19-39 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

GRASSI, N.B. APRENDIZADO TANGENCIAL. Disponível em: <https://fibbaurubr.sharepoint.com/:b:/r/sites/ProjetodeJogoAnalgico-BoardGames-Dsg/Documentos%20Compartilhados/Aula%205%20-%2022.07.2020/Aula_5_aprendizado_tangencial.pdf?csf=1&web=1&e=zroczN> Acesso em: novembro, 2022.

RODRIGUES, A.C. REALIDADE AUMENTADA COMO POTENCIALIZADOR DO LIVRO INFANTIL. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdades Integradas de Bauru, Bauru, 2022.

THOMAS, F.; JOHNSTON, O. The Illusion of Life: Disney Animation. Nova York: Abbeville Press, 1981.

VIANNA, J.L.D; NORONHA, A.P.P. Satisfação com a Vida, Afetos na Escola e Sintomas Depressivos em Adolescentes. Paidéia. São Paulo. v.32, 2022, p.7-8. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/paideia/a/MDGQybXck9Pf6rmq7KZCqcg/abstract/?lang=en>

VILLELA, P. A Jornada do Herói Dublado (PT-BR). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Stdko2NIUNI&t=4s> Acesso em: novembro, 2022.

VOINAROSKI, A.C. Animação Sobre Transtorno de Ansiedade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

WILLIAMS, R. Manual de Animação. Tradução Leandro de Mello Guimarães Pinto. São Paulo: Senac, 2016, p. 11-50.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Gonçalves Fernandes de Castro, J. A., Nascimento Filippini, M., & Bruggner Grassi, N. (2022). Sparkle: animação criada para alusão de animais de estimação na depressão. Revista Multiplicidade, 11. Recuperado de https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/581

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)