Me chame pelo seu nome: análise das categorias pictóricas do plano de expressão de Greimas

Autores

  • Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro
  • Isabela Silva Soriano FIB Bauru
  • Julia Garcia Martinão FIB Bauru
  • Victor Ramos Lages da Silva FIB Bauru
  • Vida Figueiredo Neuber FIB Bauru

Palavras-chave:

material, topological, formantes pictóricos, filme, cromático

Resumo

Ao analisar criticamente os detalhes visuais exaltados ao longo do filme, deixa  claro que tudo que compõe uma cena tem o porquê. A intenção aqui, é mostrar os formantes pictóricos que compõem o plano de expressão, que qualifica os significantes que tecem a obra para o devido significado da comunicação desejada pelo autor e diretor do filme.  Assim, os personagens, os sentimentos, a localidade, a estação e os momentos informam de forma a direcionar a trama. Percebe-se que Oliver, um dos personagens principais do filme  “Me Chame Pelo Seu Nome” é retratado como incógnita, ao contrário de Elio que contrasta com Oliver. As diferenças dos dois são trabalhadas propositalmente ao longo do filme, a fim de estereotipar e informar conforme o desejado, das cores ao posicionamento em cena. Além do enquadramento que muitas vezes, direcionam o telespectador aos formantes pictóricos, como o cromático, eidético, matérico e topológico, podem informar a trama e os sentimentos.

Referências

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Gonçalves Fernandes de Castro, J. A., Silva Soriano, I., Garcia Martinão, J. ., Ramos Lages da Silva , V. ., & Figueiredo Neuber, V. . (2021). Me chame pelo seu nome: análise das categorias pictóricas do plano de expressão de Greimas. Revista Multiplicidade, 10. Recuperado de https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/480

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