Relatos da produção de um documentário sobre um cinema que virou bar
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v13i.768Palavras-chave:
Cinema; História; Memória; Documentário; Curta-MetragemResumo
Este artigo narra e discute a produção do documentário Cinebar, realizado pelos alunos do curso de Produção Audiovisual (2023-2025) da FIB - Faculdades Integradas de Bauru. A partir de relatos individuais dos integrantes da equipe, o texto se desdobra numa análise das escolhas criativas e dificuldades de produção, dialogando diretamente com o referencial teórico balizado entre produção e exibição.
Referências
ANDERSON, Benedict R. O'G. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2008.
BAGGIO, Eduardo. Documentário - filmes para uma sala de cinema com janelas. Curitiba: A Quadro, 2022.
CARROLL, Noël. Ficção, não-ficção e o cinema da asserção pressuposta: uma análise conceitual. In: RAMOS, Fernão Pessoa. (Org.). Teoria contemporânea do cinema (Volume II). São Paulo: Editora Senac, 2005.
FERRO, Marc. Cinema e história. Tradução de Flavia Nascimento. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2010.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2016.
ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. Sociedade e Estado, v. 28, p. 609-633, 2013.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal...o que e mesmo documentário?. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FIB - Faculdades Integradas de Bauru
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.