Inovação e Inteligência Artificial na produção de conteúdo digital: um Projeto Extensionista do Curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)

Autores

  • Fernando Ramos Geloneze FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v13i.781

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Produção de Conteúdo Digital, Inovação Tecnológica, Publicidade e Propaganda, Extensão Universitária

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão desenvolvido no âmbito da disciplina Produção de Conteúdo Digital do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Bauru. O projeto teve como objetivo explorar a integração de ferramentas de inteligência artificial no processo de produção de conteúdos digitais, promovendo práticas inovadoras tanto no ensino quanto no mercado regional. Por meio de uma abordagem pedagógica estruturada, os alunos foram capacitados a utilizar tecnologias emergentes para criar conteúdos segmentados, multiplataforma e de alta qualidade. Além disso, o projeto reforçou o impacto social da democratização tecnológica, ao oferecer às pequenas e médias empresas participantes a possibilidade de competir em igualdade com grandes players do mercado. Os resultados evidenciam o potencial da inteligência artificial como uma aliada estratégica na publicidade e no ensino, destacando sua aplicação interdisciplinar e os desafios enfrentados, como a formulação de inputs claros e a adaptação curricular. Por fim, o artigo discute as perspectivas futuras para a ampliação do uso dessas tecnologias no ambiente acadêmico e profissional.

Biografia do Autor

Fernando Ramos Geloneze, FIB Bauru

Mestre em Informação e Conhecimento: Televisão Digital – UNESP. Especialista em Marketing
Digital - Google e Open University. Bacharel em Comunicação Social: Rádio, Televisão e Internet – UNESP. Docente na FIB Bauru

Referências

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2013

KAPLAN, Jerry. Generative Artificial Intelligence: What Everyone Needs to Know. Oxford: Oxford University Press, 2023

KROWINSKA, Agata; BACKHAUS, Christof; BECKER, Benjamin; BOSSER, Fabian. Digital Content Marketing: A Comprehensive Guide to Content Creation, Curation, and Distribution. Abingdon: Routledge, 2024

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Ramos Geloneze, F. (2024). Inovação e Inteligência Artificial na produção de conteúdo digital: um Projeto Extensionista do Curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Revista Multiplicidade, 13. https://doi.org/10.59237/multipli.v13i.781

Edição

Seção

Arena Extensionista