O uso da Realidade Aumentada em Auxílio à Educação

Autores

  • Bruno Vinicius Ibide de Oliveira FIB Bauru
  • Guilherme Lucio da Silva FIB Bauru
  • João Pedro Ramos Rodrigues FIB Bauru
  • Claudines Taveira Torres FIB Bauru
  • Leandro Luis Pauro FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/fibinova.v2i.594

Palavras-chave:

Tecnologia, Protótipo de App, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Modelagem 3D, Unity, Vuforia

Resumo

Segundo dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2015 aa 2019, houve uma queda de 56% para 52% de leitores no Brasil, isto é, o número de brasileiros que não leram um único livro nos últimos 3 meses, representam em torno de 48% da população, que equivale a cerca de 93 milhões,  em um total de 193 milhões de brasileiros. A pesquisa também mostra que há uma série  de dificuldades em relação a leitura e isto nos chama mais a atenção. Dados apontam que cerca de 4% dos entrevistados não sabem ler; 19% tendem a ler muito devagar; 13% não tem concentração o suficiente para ler; e, 9% não compreendem a maior parte do que leem. Tendo em vista esses fatores, pretende-se com esse trabalho construir um protótipo de App de realidade aumentada utilizando recursos como modelagem 3D, Unity e Vuforia com o objetivo de criar uma nova forma de visualizar um livro, mais atrativa, capaz de entreter e trazer toda essa tecnologia em benefício a literatura e a educação.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Projetos Experimentais