A desconsideração da personalidade jurídica no Código do Consumidor e sua influência nas demais relações jurídicas regidas pelo Código Civil

Autores/as

  • Bazílio Alvarenga Coutinho Júnior FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/jurisfib.v10i2.465

Palabras clave:

Pessoas jurídicas, Personalidade, Influência, Código Civil

Resumen

O presente estudo tem por objeto apresentar uma abordagem relativa à teoria da desconsideração da personalidade jurídica e sua inovadora previsão no Código do Consumidor que alterou significativamente o olhar sobre a limitação da responsabilidade das pessoas jurídicas, bem como inspirou o legislador a repetir a positivação do instituto no Código Civil como forma de coibir atos fraudulentos não apenas nas relações de consumo, mas também nas demais responsabilizações contratuais decorrentes de atos de sociedades não empresárias. A escolha do tema em exame se dá justamente de forma a ressaltar um dos inúmeros avanços trazidos pela Lei 8.078/90 que este ano comemora 30 (trinta) anos de vigência tendo transformado a forma de pensar e agir de consumidores e fornecedores/produtores de bens e serviços. Assim, parte-se das primeiras abordagens do instituto entre os doutrinadores estudiosos do direito até sua positivação no Estatuto do Consumidor e sua consequente consagração no Código Civil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Civil, Parte Geral. Vol. I. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

________. Manual de Direito Comercial. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 24ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Vol I. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

GRINOVER, Ada Pellegrini; BENJAMIN, Antonio Herman de Vasconselos; FINK, Daniel Roberto; FILOMENO, José Geraldo Brito; WATANABE, Kasuo;

NERY JUNIOR, Nelson; DENARI, Zelmo. Código de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

NUNES JUNIOR, Vidal Serrano; MATOS, Yolanda Alves Pinto Serrano. Código de Defesa do Consumidor Interpretado. 3ª ed. São Paulo: Verbatim, 2011.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil, Parte Geral. Vol. 1. 34ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil. Vol I. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Publicado

2020-12-05