O autorretrato e o dispositivo fotográfico: uma análise de obras de Cindy Sherman

Autores

  • Liene Nunes Saddi FIB Bauru
  • Paula Machado CEI Madalena

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v9i9.428

Palavras-chave:

Cindy Sherman, Fotografia, Autorretrato, Encenação, Estudos Visuais.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os autorretratos produzidos pela artista norte-americana Cindy Sherman a partir da perspectiva dos Estudos Visuais, em diálogo interdisciplinar entre os campos da Arte, da Comunicação e da Filosofia. Dentro do corpus, foram elencados dois projetos da artista: a série Untitled Film Stills, produzida entre 1977 e 1980, e seu canal de Instagram, em atividade desde 2016. O estudo procurou investigar em que medidas o trabalho da artista evidencia a condição contemporânea, em uma dinâmica social e cultural atrelada à visualidade e à dependência do olhar do Outro diante da imagem de si mesmo. Apontou-se também em seus projetos a existência de procedimentos poéticos de jogo, encenação, memória e fragmentação, entre outros, e as diferentes apropriações da artista sobre o dispositivo fotográfico.

Biografia do Autor

Liene Nunes Saddi, FIB Bauru

Doutora em Artes Visuais pela Unicamp; docente nas Faculdades Integradas de Bauru

Paula Machado, CEI Madalena

Especialista em Imagem, Gestão e Cultura Contemporânea pelo CEI Madalena; coordenadora do Casaberta – Núcleo de Estudos em Imagem

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Nunes Saddi, L., & Machado, P. (2019). O autorretrato e o dispositivo fotográfico: uma análise de obras de Cindy Sherman. Revista Multiplicidade, 9(9). https://doi.org/10.59237/multipli.v9i9.428