A Migração da Comunicação Política para o Ambiente Digital: Twitter de Jair Bolsonaro no Segundo Turno das Eleições Presidenciais de 2018

Autores

  • Luiz Henrique Ranzani Centro Universitário Sagrado Coração
  • Nirave Reigota Caram Centro Universitário Sagrado Coração

Palavras-chave:

Jair Bolsonaro, Comunicação Política, Eleições 2018, Comunicação Digital, Democracia.

Resumo

A comunicação auxiliada pela internet muda os contextos sociais, políticos e institucionais. Assim, no Brasil, em uma das eleições presidências mais polêmicas da história democrática do país, o candidato Jair Bolsonaro se utiliza das mídias sociais e é eleito Presidente da República do Brasil no ano de 2018. A pesquisa apresentou caráter qualitativo, descritivo, exploratório e bibliográfico e pretendeu analisar, por meio do método de Análise de Conteúdo, tweets de Jair Bolsonaro durante o segundo turno, com o objetivo de compreender as estratégias e linguagens utilizadas pelo candidato eleito, como forma de entender as mudanças que o meio digital trouxe à política. Foi constatado a utilização de uma linguagem informal e mais próxima do público, com palavras simples e mensagens curtas. O conteúdo das publicações esteve quase sempre posicionado de acordo com a opinião pública, concordante com o que a maioria das pessoas pensavam e embasados em pesquisas de opinião.

Biografia do Autor

Nirave Reigota Caram, Centro Universitário Sagrado Coração

Doutora em Educação Escolar e Publicitária; Docente do Centro Universitário Sagrado Coração e Faculdades Integradas de Bauru

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Ranzani, L. H. ., & Reigota Caram, N. (2019). A Migração da Comunicação Política para o Ambiente Digital: Twitter de Jair Bolsonaro no Segundo Turno das Eleições Presidenciais de 2018. Revista Multiplicidade, 9(9). Recuperado de https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/432