O Compliance como ferramenta de melhoria contínua no SGI (qualidade, meio ambiente e saúde e segurança) – estudo de caso na região imediata de Bauru - SP
DOI:
https://doi.org/10.59237/fibinova.v5i.909Palabras clave:
Gestão de Riscos; Governança Corporativa; Desenvolvimento Regional; Sustentabilidade Empresarial.Resumen
Este artigo tem por objetivo propor a integração do compliance aos Sistemas de Gestão Integrados (SGI), baseados nas normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015, NBR ISO 45001:2018 como motor de melhoria contínua. O estudo foca na Região Imediata de Bauru[1], caracterizando seu perfil económico e a importância do SGI para os setores industrial, comercial, de saúde e educacional. A metodologia desenvolveu-se por meio de um estudo de caso, o qual delineia uma proposta de aplicação prática para organizações locais, utilizando o ciclo PDCA, indicadores de desempenho e o compliance como ferramenta de melhoria contínua. Os resultados discutem a sustentabilidade regional com projeção para 2050. Baseado nos resultados conclui-se que o compliance seria uma ferramenta que garante a manutenção das certificações, a perenidade institucional contribuindo para a sustentabilidade ambiental e dos negócios na região.
[1]Região Imediata de Bauru - Segundo a divisão regional oficial estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2017, a Região Geográfica Imediata de Bauru é composta por 19 municípios. São eles: Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Piratininga, Paulistânia, Pederneiras, Presidente Alves, Reginópolis, Ubirajara e Uru.